segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Robô Curiosity usa câmera no braço para tirar autorretrato em Marte


O robô Curiosity, que está em Marte há um mês, usou uma câmera localizada em um de seus braços para tirar um autorretrato. A foto foi feita na sexta-feira (7) e divulgada neste sábado (8) pela agência espacial americana (Nasa).

O que a princípio parece vaidade é, de fato, um teste para verificar se a câmera Mahli estava funcionando corretamente. A imagem foi captada intencionalmente com a tampa sobre a lente, para observar se ela estava livre de detritos que eventualmente pudessem danificar o equipamento.
 
 
Retrato do robô lembra animação 'Wall-e', da Pixar (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems)
 
A imagem também mostra as câmeras Mastcams, situada no mastro do veículo, e Chemcam. O ângulo do quadro reflete a posição da Mahli.

Esta semana, outros instrumentos e ferramentas do Curiosity foram avaliados, por meio de imagens registradas pelas Mastcams e Navcams. Na foto abaixo, está o equipamento Chimra, que está sendo analisado e, assim que for liberado, deve agitar e peneirar amostras do solo para estudar a composição orgânica de Marte.
 
 
Equipamento Chimra deve agitar e peneirar futuras amostras do solo recolhidas (Foto: Nasa/JPL-Caltech)
 

Opportunity também tira fotos 

 No planeta vermelho desde julho de 2004, o robô Opportunity também tem feito seus registros. Na imagem abaixo, captada no dia 23 de agosto com a câmera Pancam, aparece a superfície marciana em uma distância de 9 metros de largura.
 
Opportunity capta imagem da superfície marciana (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Cornell/Arizona State University)
 
Sondas que orbitam a área onde o jipe está já indentificaram a possibilidade de haver minerais como ferro e magnésio.

Na foto abaixo, está um panorama de 360º de Marte, montado a partir de várias imagens registradas pelo Opportunity no seu 3.000º dia no planeta, completado em 2 de julho.
 
Panorama em 360º feito pelo Opportunity mostra detalhes do solo árido do planeta (Foto: Nasa/JPL-Caltech)
 
O robô foi enviado para uma missão inicial de 90 dias, mas oito anos já se passaram e ele continua em atividade, em uma região chamada Meridiani Planum, próximo ao equador e a oeste da borda da Cratera Endeavour – enquanto o Curiosity está mais para o sul, na Cratera Gale.
O Opportunity deixou essa posição no dia 10 de julho, rumo ao leste marciano.


Fonte: G1


Equipe UFO Web

Nenhum comentário: