sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

[Astronomia] Meteoro explode no céu da Rússia e faz mais de 900 vítimas





Uma poderosa explosão que quebrou janelas e deixou um rastro esfumaçado no céu do leste da Rússia parece ter sido causado por um meteoro ou cometa, de acordo com as autoridades e noticiários de todo o país. De acordo com o Space.com, até o momento mais de 900 pessoas ficaram levemente feridas, principalmente pelos estilhaços de vidro.

O estranho fenômeno aconteceu hoje (15 de fevereiro) à tarde no horário local na região dos Montes Urais. Se de fato for uma rocha cósmica, o objeto imergiu na atmosfera, mas explodiu antes de cair no solo, deixando um rastro luminoso no céu do país.

Noticiários russos mostraram danos, como vidros estilhaçados, em diversas casas da região, que devem ter sido causados pela explosão. Moradores relataram ter sentido um forte tremor durante o evento. Fragmentos do meteorito estão sendo procurados pelos investigadores, mas até agora nada foi encontrado.
Segundo a agência de notícias RIA-Novosti, a explosão aconteceu em uma altitude de 10 mil metros. O evento foi visto nas regiões de Chelyabinsk e Sverdovsk, à 1500 km da capital Moscou.

Algumas pessoas estão sugerindo que o estranho fenômeno pode ter sido causado por testes militares ou até mesmo por um OVNI. Mas cientistas trabalham com a ideia que a explosão foi causada por um meteoro.

A Academia de Ciências da Rússia estimou que um meteoro de 10 toneladas entrou na atmosfera a cerca de 54.000 quilômetros por hora e se desintegrou entre 30-50 km de altitude.





NASA se pronuncia sobre meteorito que explodiu na Rússia


Coincidentemente, hoje também é dia da maior aproximação do asteroide 2012 DA14 da Terra, o que fez muitas pessoas levantaram a hipótese de ambos eventos estarem relacionados.
Don Yeomans, cientista da NASA e especialista em rochas espaciais, afirmou que o que explodiu na Rússia foi um meteorito que entrou em chamas após passar pela atmosfera do planeta.

“Se os relatórios de danos forem confirmados, podem sugerir que um objeto com o tamanho original de vários metros de extensão antes de entrar na atmosfera, fragmentou-se e explodiu devido à diferença de pressão no lado frontal versus o lado posterior. Mas é muito cedo para dar estimativas da energia liberada ou fornecer estimativas confiáveis sobre o tamanho original do meteorito. O asteroide 2012 DA14 não possui relação com o evento. Afirmamos isso pois o asteroide irá passar na direção norte-sul, enquanto o meteorito que explodiu não tinha essa orientação.”

Autoridades russas relataram que o objeto possuía 10 toneladas, e se fragmentou, fazendo uma “chuva” de bolas de fogo. A vibração causada pelo evento destruiu vidros de várias casas e edifícios, e cerca de 1.000 pessoas ficaram levemente feridas por conta disso.






Fonte: Space.com






Nenhum comentário: