segunda-feira, 25 de março de 2013

[Alerta] Cientistas alertam: o sol pode provocar um desastre sem precedentes.



A ameaça que vem do céu. Uma grande tempestade solar está a caminho. E o pior: não há como saber com precisão quando e como ela vai atingir a Terra.






Fonte: R7

domingo, 24 de março de 2013

[Notícia] NASA reforçou medidas contra vazamentos de informações.


Nota Contato Cósmico: Esta seria apenas uma medida de segurança contra cyber ataques ou haveria algo mais? Acreditamos que apenas o tempo poderá responder esta pegunta...





A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) fechou o acesso ao seu banco de dados eletrônico e restringiu o acesso às suas instalações para funcionários estrangeiros de vários países.

A administração da NASA optou por tais medidas porque teme possíveis vazamentos.

Consequentemente, 281 funcionários que não têm cidadania dos EUA foram privados do acesso a recursos fechados da internet. 192 deles são cidadãos da China.


Fonte: Voz da Russia


sábado, 23 de março de 2013

[Meio Ambiente] Hora do Planeta.



A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.



[Astronomia] Meteoro cruza os céus dos Estados Unidos.


Nota Contato Cósmico: "O ano de 2013 esta apenas começando e já temos dezenas de relatos de meteoros cruzando o céu em diversas partes do planeta. Além do incidente ocorrido na Rússia em fevereiro.
É normal pequenos meteoros resultantes de poeira cósmica ou resto de detritos de caldas de cometas colidirem com o planeta todo o ano. Mas neste ano, esta chamando a atenção objetos de tamanhos considerados que estão entrando na atmosfera..."


Em 22 de Março de 2013, a internet, e principalmente as redes sociais, como Twitter e facebook, foram literalmente inundadas com a notícia de que um gigantesco meteoro foi visto cruzando os céus da região nordeste dos EUA. Esse meteoro foi visto na cidade de Nova York e em muitas outras cidades norte-americanas. De acordo com a instituição que pesquisa as observações de meteoros aproximadamente 370 pessoas relataram a observação dessa bola de fogo.

As notícias começaram a se vinculadas na internet por volta das 21 horas, hora de Brasília. Muitas pessoas dizem ter visto essa bola de fogo em nova York, Washington, Carolina do Sul e Connecticut.

O objeto foi descrito como brilhante e verde em cor e foi visível por 40 segundos. Muitas fotos têm circulado no Twitter e no facebook sobre o meteoro, mas cuidado, aparentemente são imagens falsas feitas de outras aparições de meteoros.






domingo, 10 de março de 2013

[Tecnologia] Estrela da Morte começa a ser financiada.




Os fãs de Guerra nas Estrelas estão levando a ideia de construir uma Estrela da Morte bem a sério. Depois de o governo americano ter negado a construção do satélite bélico (mais informações abaixo), eles resolveram fazer isso com as próprias mãos – e com o próprio dinheiro.
Há um projeto no Kickstarter que pede doações para viabilizar a construção da Estrela da Morte – a meta inicial é de mais de US$ 30 milhões. E eles já conseguiram quase US$ 350 mil, vindos de 1,5 mil doadores preocupados com o futuro do planeta. E ainda há 50 dias para eles conseguirem juntar o dinheiro.
Para minimizar os custos, só serão utilizados hardware e software livres na construção do satélite.
No site onde há o projeto, há algumas perguntas dos usuários – por exemplo, se a Estrela da Morte poderá destruir planetas, se será abastecida por energia solar e se haverá portas USB e docks para iPod dentro do satélite. 


Petição para a criação da Estrela da Morte é negada pela Casa Branca

 
No final do ano passado, uma petição online chamou a atenção por ser bastante inusitada e diretamente relacionada com Star Wars: ela pedia o financiamento e a construção da Estrela da Morte até o ano de 2016.

O pedido foi feito através do We The People, uma plataforma de petições online para que os cidadãos norte-americanos possam sugerir projetos de interesse público diretamente à Casa Branca. Por fim, mais de 30 mil pessoas assinaram e o governo teve que se pronunciar a respeito. 

 O posicionamento da Casa Branca 

Para que a ideia realmente fosse aceita pelo governo americano, o projeto listava como uma vantagem da criação da Estrela da Morte a segurança nacional dos Estados Unidos. Outras propostas ainda destacavam os novos empregos nas áreas de engenharia, exploração espacial e construção que o projeto poderia criar. No entanto, apesar dos esforços dos criadores do projeto, a Casa Branca não conseguiu enxergar tantos benefícios assim.
Em resposta à petição, o governo americano dividiu ainda em tópicos os motivos básicos por não levar o projeto em frente:

  • A construção de uma Estrela da Morte custaria em torno de 850 quatrilhões de dólares (e eles estariam trabalhando duro para reduzir o déficit do país, e não aumentá-lo);
  •  A administração não aceita a destruição de planetas;
  •  Por que gastar tanto dinheiro na construção de uma Estrela da Morte que pode ser destruída por uma única nave?

Além disso, o governo americano destacou a existência da Estação Internacional Espacial que já está ao redor da Terra ajudando os humanos a viverem no espaço por longos períodos.
 
 

[Astronomia] Cometa Panstarrs poderá ser observado sem telescópio em março


O cometa é registrado na Nova Zelândia no início de março Foto: AP
 
 
Para quem gosta de astronomia, o ano de 2013 promete um espetáculo à parte: os cometas. No Brasil, já é possível observar o Pan-Starrs. Segundo o Observatório Astronômico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), quem quiser ver a pedra de gelo gigante terá de olhar para oeste durante o por do sol, em especial por volta das 19h30 (de Brasília, com pequena variação dependendo da região).
Segundo Marcelo Emílio Bruckmann, técnico do observatório, com um pequeno instrumento, como um binóculo, já é possível observar o cometa. Em regiões com pouca poluição luminosa, existe a possibilidade de ele ser visto a olho nu. Ele vai estar bem próximo do horizonte. Outro cometa, o Lemmon, também está passando nos céus do País, mas é bem difícil de ser registrado.
O Pan-Starrs deve ser visto até o dia 15. O dia 12 deve ser o melhor para avistar o cometa. Ele vai aparecer cerca de 30 minutos depois do ocaso, próximo à Lua Nova (apesar de estar "oficialmente" nesta fase, o satélite já terá uma pequena "foice" visível).
Contudo, o Pann-Starrs é apenas um aquecimento para um show muito mais impressionante: o Ison. "Talvez este seja o cometa de séculos. Estão comentando que a visibilidade dele pode ser tal que possa ser visto durante o dia. Eu acho muito auspicioso ainda afirmar. É preciso ter algumas referências mais confiáveis sobre isso", diz Bruckmann. Mas a passagem do Ison só deve ser visível no final do ano.

Fonte: Terra
 


sábado, 9 de março de 2013

[Exploração Espacial] Curiosity atravessará dunas de areia em movimento




Há pouco mais de 7 meses em Marte, o Curiosity, da NASA, está explorando a região ao redor de onde pousou, investigando a superfície do Planeta Vermelho com sua impressionante suíte de ferramentas científicas.

Ao longo de 208 sols (um sol é um dia marciano), o jipe-robô já viajou cerca de 500 metros pelo terreno pedregoso da Cratera Gale. A sonda caminha rumo ao seu destino final: o Monte Sharp, uma montanha no centro da cratera com 5,5 km de altura.

Mas, para chegar até lá, o Curiosity deverá atravessar uma grande área de dunas de areia que envolve a base da montanha.

Assim como na Terra, as dunas de Marte são formas de relevo migratórias – esculpidas e movidas pelo vento, mesmo este sendo mais fraco do que em nosso planeta.

Recentemente, pesquisadores do Instituto SETI descobriram que as dunas que cercam a base de Aeolis Mons são influenciadas pelo vento, tanto do leste-nordeste e noroeste, fazendo com que as dunas no caminho do Curiosity se movam na direção sudoeste a uma taxa de cerca de 0,4 metros por ano.

Embora a mudança seja pequena, ela não estava nos planos dos membros da missão. Não se sabe se isso pode causar algum dano ao rover, mas ele terá uma oportunidade de analisar de perto essas dunas em breve.





[Informativo] Primeiro Fórum Mundial de Contatados 2013.



Informações:


http://www.contatados.com.br/

http://www.facebook.com/contatados2013



sábado, 2 de março de 2013

[Astronomia] Cometa pode colidir com Marte.





Marte poderá passar por uma grande catástrofe em outubro de 2014. Astrônomos russos do observatório ISON-NM acreditam que o cometa S/2013, que tem um núcleo medindo 50 milhas, aproximadamente 80 km, tem chance de colidir com o Planeta Vermelho. O impacto causaria uma explosão de 20 bilhões de megatons (a Bomba de Hiroshima tinha 15 quilotons) e abrir uma cratera de 500 km em solo marciano.

O S/2013 está viajando na chamada órbita retrógrada, movimento em uma direção oposta a de outro astro, e rumando para o Sistema Solar. A velocidade do cometa é de 56 km/seg. Os astrônomos russos, porém, destacaram que as previsões são baseadas em dados atualmente disponíveis e que podem ser corrigidas com novas informações.

Fonte: Diário da Rússia