domingo, 10 de março de 2013

[Tecnologia] Estrela da Morte começa a ser financiada.




Os fãs de Guerra nas Estrelas estão levando a ideia de construir uma Estrela da Morte bem a sério. Depois de o governo americano ter negado a construção do satélite bélico (mais informações abaixo), eles resolveram fazer isso com as próprias mãos – e com o próprio dinheiro.
Há um projeto no Kickstarter que pede doações para viabilizar a construção da Estrela da Morte – a meta inicial é de mais de US$ 30 milhões. E eles já conseguiram quase US$ 350 mil, vindos de 1,5 mil doadores preocupados com o futuro do planeta. E ainda há 50 dias para eles conseguirem juntar o dinheiro.
Para minimizar os custos, só serão utilizados hardware e software livres na construção do satélite.
No site onde há o projeto, há algumas perguntas dos usuários – por exemplo, se a Estrela da Morte poderá destruir planetas, se será abastecida por energia solar e se haverá portas USB e docks para iPod dentro do satélite. 


Petição para a criação da Estrela da Morte é negada pela Casa Branca

 
No final do ano passado, uma petição online chamou a atenção por ser bastante inusitada e diretamente relacionada com Star Wars: ela pedia o financiamento e a construção da Estrela da Morte até o ano de 2016.

O pedido foi feito através do We The People, uma plataforma de petições online para que os cidadãos norte-americanos possam sugerir projetos de interesse público diretamente à Casa Branca. Por fim, mais de 30 mil pessoas assinaram e o governo teve que se pronunciar a respeito. 

 O posicionamento da Casa Branca 

Para que a ideia realmente fosse aceita pelo governo americano, o projeto listava como uma vantagem da criação da Estrela da Morte a segurança nacional dos Estados Unidos. Outras propostas ainda destacavam os novos empregos nas áreas de engenharia, exploração espacial e construção que o projeto poderia criar. No entanto, apesar dos esforços dos criadores do projeto, a Casa Branca não conseguiu enxergar tantos benefícios assim.
Em resposta à petição, o governo americano dividiu ainda em tópicos os motivos básicos por não levar o projeto em frente:

  • A construção de uma Estrela da Morte custaria em torno de 850 quatrilhões de dólares (e eles estariam trabalhando duro para reduzir o déficit do país, e não aumentá-lo);
  •  A administração não aceita a destruição de planetas;
  •  Por que gastar tanto dinheiro na construção de uma Estrela da Morte que pode ser destruída por uma única nave?

Além disso, o governo americano destacou a existência da Estação Internacional Espacial que já está ao redor da Terra ajudando os humanos a viverem no espaço por longos períodos.
 
 

Nenhum comentário: