sábado, 1 de dezembro de 2012

Lago na Antártida pode guardar 'segredo' de vida alienígena

Divulgação/Alison Murray/Desert Research Institute


Cientistas acampam no lago Vida, na Antártida, conhecido por suas condições extrema: ele não tem oxigênio, é ácido e vive congelado, além de possuir os mais altos níveis de óxido nitroso do mundo.


Cientistas descobriram micróbios que sobrevivem em condições extremas, como alta salinidade e temperaturas abaixo de zero, em um lago na Antártida, algo que dá indícios de que pode existir vida em luas congeladas do Sistema Solar.

Foram encontrados micróbios que viviam em um ambiente escuro, em temperaturas de até -13º C. Além disso, eles afirmam que as formas de vida estão isoladas do resto do mundo há 2.800 anos. Detalhes desta pesquisa foram publicados pela revista científica PNAS.

"É plausível que uma fonte de energia para essas formas de vida exista apenas devido à reação química entre a água salgada e as pedras", afirma Christian Fritsen, do Instituto de Pesquisas em Desertos (DRI, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, que é coautor do estudo.

Alison Murray, líder das pesquisas, diz que, se esta hipótese estiver correta, cria-se "uma estrutura completamente nova de pensamento sobre como a vida pode estar apoiada em crio-ecossistemas na Terra e em outros mundos frios do Universo".

A lua Europa, do planeta Júpiter, é um dos lugares que os cientistas dizem acreditar que podem ter condições semelhantes para que esse tipo de vida se desenvolva.


Vida em luas

O Lago Vida, o maior da região dos vales secos de McMurdo, na Antártida, não possui oxigênio, é ácido, congelado e tem os mais altos níveis de óxido nitroso do mundo. Um líquido seis vezes mais salgado do que a água marinha permeia todo o ambiente.

Durante visitas a campo em 2005 e 2010, Alison Murray liderou um trabalho de perfuração, que retirou gelo do lago, coletou amostras do líquido salgado e analisou o potencial da água de hospedar organismos vivos.

Para evitar contaminações ao ecossistema isolado, eles adotaram procedimentos controlados e equipamentos especiais, trabalhando em tendas esterilizadas na superfície do lago.

A abundância de diferentes compostos químicos presentes no lago levou os cientistas a conclusão de que reações químicas estavam acontecendo entre a camada de líquido e os sedimentos mais profundos - produzindo óxido nitroso e hidrogênio molecular.

O hidrogênio pode ser a fonte de energia que alimenta os micróbios presentes no líquido salgado. Além disso, o baixo ritmo do metabolismo desta forma de vida faz com que as reservas de energia durem bastante tempo.

Para Cynan Ellis-Evans, do programa de pesquisas British Antarctic Survey, que não participou desta pesquisa específica, a descoberta de micróbios nesses lagos tão remotos é "muito interessante". O pesquisador cita indícios recém-descobertos de que bolsões de gelo e água possam existir na lua Europa, com condições parecidas aos encontrados no estudo na Antártida.

Fonte: UOL


Equipe UFO Web


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Nasa desmente 'fim do mundo' em dezembro e alerta sobre suicídios



Foto: Divulgação



Após receber uma enxurrada de cartas de pessoas seriamente preocupadas com teorias que preveem o fim do mundo no dia 21 de dezembro de 2012, a agência espacial americana (Nasa) resolveu 'desmentir' esses rumores na internet.

Nesta quarta-feira (28), a Nasa fez uma conferência online com a participação de diversos cientistas. Além disso, também criou uma seção em seu website para desmentir que haja indícios de que um fim do mundo esteja próximo.

Segundo o astrobiologista David Morrison, do Centro de Pesquisa Ames, da Nasa, muitas das cartas expondo preocupações com as teorias apocalípticas são enviadas por jovens e crianças.

Alguns dizem até pensar em suicídio, de acordo com o cientista, que também mencionou um caso, reportado por um professor, de um casal que teria manifestado intenção de matar os filhos para que eles não presenciassem o apocalipse.

'Estamos fazendo isso porque muitas pessoas escrevem para a Nasa pedindo uma resposta (sobre as teorias do fim do mundo). Em particular, estou preocupado com crianças que me escrevem dizendo que estão com medo, que não conseguem dormir, não conseguem comer. Algumas dizem que estão até pensando em suicídio', afirmou Morrison.

'Há um caso de um professor que disse que pais de seus alunos estariam planejando matar seus filhos para escapar desse apocalipse. O que é uma piada para muitos e um mistério para outros está preocupando de verdade algumas pessoas e por isso é importante que a Nasa responda a essas perguntas enviadas para nós.'

Um desses rumores difundidos pela internet justifica a crença de que o mundo acabará no dia 21 dizendo que essa seria a última data do calendário da civilização maia.

Outro rumor tem origens em textos do escritor Zecharia Sitchin dos anos 1970. Segundo tais teorias, documentos da civilização Suméria, que povoou a Mesopotâmia, preveriam que um planeta se chocaria com a Terra. Alguns chamam esse planeta de Nibiru. Outros de Planeta X.

'A data para esse suposto choque estava inicialmente prevista para maio de 2003, mas como nada aconteceu, o dia foi mudado para dezembro de 2012, para coincidir com o fim de um ciclo no antigo calendário maia', diz o site da Nasa.

Sobre o fim do calendário maia, a Nasa esclarece que, da mesma forma que o tempo não para quando os 'calendários de cozinha' chegam ao fim, no dia 31 de dezembro, não há motivo para pensar que com o calendário maia seria diferente - 21 de dezembro de 2012 também seria apenas o fim de um ciclo.

A agência espacial americana enfatiza que não há evidências de que os planetas do sistema solar 'estejam se alinhando', como dizem algumas teorias, e diz que, mesmo que se isso ocorresse, os efeitos sobre a Terra seriam irrelevantes. Também esclarece que não há indícios de que uma tempestade solar possa ocorrer no final de 2012 e muito menos de que haja um planeta em rota de colisão com a Terra.

'Não há base para essas afirmações', diz. 'Se Nibiru ou o Planeta X fossem reais e estivessem se deslocando em direção à Terra para colidir com o planeta em 2012, astrônomos já estariam conseguindo observá-lo há pelo menos uma década e agora ele já estaria visível a olho nu', diz o site da Nasa.

Fonte: G1



Equipe UFO Web.

NASA desmistifica fim do Mundo em 2012



Cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL) Don Yeomans, desmistifica o mito do fim do mundo para 21/12/2012.



Equipe UFO Web.

domingo, 11 de novembro de 2012

Milhares de mundos a descobrir.


Saturno possui uma lua que se parece com um ovo!


(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)
 
 
De acordo com uma notícia publicada pelo site Discovery News, a NASA publicou uma imagem de Methone — o menor satélite natural de Saturno — que, na verdade, revela que a pequena lua possui um formato um tanto quanto peculiar, que se parece bastante a um ovo.
Segundo a publicação, o formato ovalado se deve à reduzida massa de Methone — o satélite apresenta apenas três quilômetros de largura —, o que significa que a pequena lua não possui massa o bastante para contar com uma gravidade suficientemente forte que permita que o astro tenha um formato esférico.
Mas, além do formato, Methone não parece contar com crateras ou outras irregularidades, o que torna a superfície do satélite bastante parecida com a casca de um ovo. A imagem foi capturada pela sonda espacial Cassini, em maio deste ano, a uma distância de 4 mil quilômetros.
 
 
 
 
 
Equipe UFO Web
 

 

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Astronomos acham ‘superterra’ em área habitável do espaço


Nota UFO Web: Com as novas tecnologias empregadas na exploração espacial, a humanidade esta podendo conhecer melhor nosso universo e acreditamos que não levará muito tempo para que uma das mais antigas perguntas da humanidade seja respondida: "Estamos sozinhos no universo?"



Representação artística mostra o planeta, que tem sete vezes a massa da Terra.



Uma equipe de astrônomos de vários países encontrou uma "superterra", um planeta que pode ter um clima parecido com o da Terra e com potencial para ser habitado, a apenas 42 anos-luz de distância.

O planeta orbita em volta da estrela HD 40307. Anteriormente, sabia-se que três planetas orbitavam em volta desta estrela, todos eles próximos demais para permitir a existência de água.
Mas, outros três planetas foram encontrados em volta da HD 40307, entre eles a "superterra", que tem sete vezes a massa da Terra e está localizada na área habitável do sistema, onde a água líquida pode existir.
O planeta, batizado de HD 40307g, tem a órbita mais externa entre os seis em volta da estrela e percorre esta órbita em um tempo equivalente a 200 dias terrestres.
E, o mais importante, os cientistas acreditam que o planeta gira em torno de seu próprio eixo, o que gera o efeito de dia e noite. Com isso, aumentam as chances de ele ter um ambiente mais parecido com o da Terra.
"A órbita mais longa do novo planeta significa que seu clima e atmosfera podem ser os certos para abrigar a vida", disse Hugh Jones, da Universidade de Hertfordshire, que participou da pesquisa.
A estrela HD 40307 é uma versão menor e mais fria do Sol, que emite luz laranja.
Foram as variações sutis nesta luz que permitiram que os cientistas, trabalhando com a rede Rocky Planets Around Cool Stars (Ropacs), descobrissem os outros três planetas.
A última descoberta se junta aos mais de 800 exoplanetas (planetas de fora do Sistema Solar) já conhecidos pelos cientistas e parece ser apenas uma questão de tempo para os astrônomos finalmente encontrarem a chamada "Terra 2.0", um planeta rochoso com atmosfera e orbitando uma estrela parecida com o Sol, localizado em uma zona habitável.
A pesquisa deve ser publicada na revista especializada Astronomy and Astrophysics.


Descoberta pela luz


A equipe internacional de cientistas usou um instrumento chamado Harps, localizado no Observatório Europeu do Sul, em La Silla, Chile.
O Harps não vê os planetas diretamente mas detecta pequenas mudanças na cor da luz de uma estrela causada pelas pequenas alterações gravitacionais causadas pelos planetas, uma medição e alta precisão.
"Nós fomos os pioneiros em novas técnicas de análise de dados incluindo o uso de comprimento de onda para reduzir a influência de atividades no sinal desta estrela", afirmou Mikko Tuomi, pesquisador da Universidade de Hertfordshire e que liderou a pesquisa.
"Isto aumentou significativamente nossa sensibilidade e permitiu que revelássemos três novas superterras em volta da estrela conhecida como HD 40307, transformando-a em um sistema de seis planetas."
O próximo passo da equipe de cientistas é usar telescópios baseados no espaço observar diretamente o planeta HD 40307g e descobrir qual é sua composição.
Recentemente, o Harps foi usado para localizar outro exoplaneta, desta vez orbitando uma estrela do sistema Alpha Centauri, o mais próximo ao Sistema Solar, a apenas quatro anos-luz de distância.


Fonte: BBC



Equipe UFO Web




terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sons estranhos que estão sendo ouvidos pelo planeta.


Nota UFO Web: Estamos apresentando este estranho fenômeno que esta chamando a atenção de pessoas em todo o mundo, assim como, da comunidade científica.
Vamos apenas apresentar os fatos, relatos de testemunhas, opiniões de pesquisadores e os vídeos apresentando o fenômeno para que vocês possas tirar suas próprias conclusões.


Imagem: Divulgação


Uma série de estranhos sons, ruídos inexplicáveis, está sendo reportado como acontecendo através de todo o planeta, desde a cidade do México, Kiev na Ucrânia, Manitoba no Canadá, Colorado nos EUA, Costa Rica na América Central, Samarahan in Malaysia, no interior da Inglaterra, na Bélgica e também em várias cidades no BRASIL. A frequência desses eventos parece estar aumentando. A gama de sons é descrito desde “bizarros e assustadores” para “um som industrial e mecânico.”

O som parece ser unidirecional e não aparenta ter nenhuma fonte de origem específica, ou vir de uma fonte de graduação horizontal deixando com a impressão de que eles estão vindo diretamente de cima ou de baixo da terra (de dentro do Planeta).

Os vídeos abaixo são relatos desse novo fenômeno acústico global e inexplicável. São estes sons presságios de um desastre iminente, ou de mudança no campo eletromagnético, dos polos norte e sul e/ou uma indicação de que a litosfera do planeta está se movendo, ou algo mais?

Seria esse som misterioso as chamadas “TROMBETAS” anunciando a chegada do Apocalypse? Alguns pensam que o misterioso som ouvido na Costa Rica em torno de 0:30 da manhã do dia 9 de janeiro de 2012 seria exatamente por esse motivo, a chegada do Apocalypse.

Ronny Quintero, um sismólogo disse que o evento deve ser estudado no local exato onde foram ouvidos as anomalias para determinar com certeza de que não houve terremoto naquele momento no local do som. Ele acrescentou que, dependendo da localização daqueles que afirmam que ouviram o estrondo ou “um som extenso parecido com um grande OOHH” é fácil de descartar a possibilidade de movimentos tectônicos na região.


Sons misteriosos no céu de Tlalnepantla, México.


Imagem: Divulgação


Esta notícia abalou a web social dos costarriquenhos e agora parece que esse som é ouvido em todo o mundo, muitas pessoas estão lutando para descobrir o que este som misterioso poderia ser, qual a sua causa, origem, conseqüências, etc. As autoridades locais na Costa Rica ainda têm de comentar sobre o assunto, embora o OVSICORI, a organização governamental de vulcanologia e sismologia da Costa Rica  declarar que não houve movimentos da Terra registradas no momento em que o estranho  som aconteceu.

É importante notar que este som não foi produzido por ventos nem foi filmado em qualquer lugar perto do mar. O som foi ouvido em toda a extensão da região costarriquenha a partir de Heredia até Perez Zeledón. Abaixo estão indicados vários vídeos do YouTube, inclusive sobre o evento na Costa Rica, mostrando como foi registrado o som e como ele se parecia. Sentimos que a existência desse som é o anúncio de mudanças planetárias, como a mudança do campo eletromagnético do planeta decorrente da inversão dos polos.

O estranho som também foi gravado na cidade do México, em janeiro de 2012, e é muito semelhante ao som que foi ouvido e gravado em outras cidades e locais do planeta. Veja a seguir os vídeos conforme indicados acima:



Costa Rica



Ucrânia



Curitiba, Paraná - Brasil



Santo André, São Paulo - Brasil



Bélgica




Colorado - EUA



Allen, Texas - EUA



Dinamarca



Nottingham - Inglaterra



Montreal - Canadá




Explicação científica.


Pesquisadores da Agência internacional Wosco científicos dizem que o “HUM” poderia ser causada pelo forte aumento na atividade solar e a intensificação dos processos de energia no núcleo da Terra, gravado recentemente.

Uma das versões apresentadas pelos pesquisadores é que a magnetosfera perdeu seu potencial de absorver a radiação solar, de modo que as lacunas são criados fazendo com que a energia solar entrar em nosso planeta, tão puro e forte, fazendo com que o ruído que poderia devido ao rompimento do escudo.

Outras especulações são baseadas em nosso sistema solar, cuja proteção é focada na heliosfera, está sendo “esfregada” por algo invisível ou “nuvem interestelar.” Esta nuvem poderia pertencer a um sistema solar que próxima escovação com o nosso, fazendo com que o ruído estranho e provoca uma série de anomalias na terra e os corpos que vagueiam em nosso sistema solar.

Seja qual for a origem do ‘Som do Apocalipse’, todos os especialistas concordam que é o prenúncio do aumento na frequência de catástrofes, como tsunamis, erupções vulcânicas ou terremotos fortes, que abalam o nosso planeta.


Fontes de pesquisa e mais informações nos sites abaixo:

Fim dos Tempos

Tecmundo



Equipe UFO Web







Asteroide "Nibiru" em rota de colisão com a Terra, segundo site da CNN.


Nota UFO Web:notícia foi publicada no site da CNN no dia 05/11/2012. Lembrando que é de certa forma estranha uma notícia dessas ser publicada em um site como a CNN.
Se a informação é falsa ou verdadeira, apenas o tempo trará as respostas.
Para quem tiver interesse de visualizar a notícia diretamente no site da CNN, disponibilizamos o link no final desta postagem.


Fonte: Divulgação


De acordo com vazamentos por funcionários não identificados e cientistas da NASA, um asteroide chamado 'Nibiru' está indo em um caminho direto para a terra, com até 30% de chance de colisão.

Compreensivelmente, a NASA mantém silêncio no momento, para não incitar o pânico, e para obter todos os fatos antes de fazer um comunicado oficial. Apesar de alguns rumores não confirmados, incluem que o asteroide é do tamanho do estado do Texas localizado nos EUA. 
A data estimada de colisão seria em algum momento durante novembro e dezembro de 2012. A NASA não confirmou ou negou qualquer dessas alegações.


Estado do Texas - Área total 676 586,95 km² (Wikipédia)


Fonte: CNN


Equipe UFO Web



sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Em atualização...


Estamos atualizando nosso blog e em breve voltaremos com muitas novidades, aguardem!


Equipe UFO Web.


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Robô Curiosity usa câmera no braço para tirar autorretrato em Marte


O robô Curiosity, que está em Marte há um mês, usou uma câmera localizada em um de seus braços para tirar um autorretrato. A foto foi feita na sexta-feira (7) e divulgada neste sábado (8) pela agência espacial americana (Nasa).

O que a princípio parece vaidade é, de fato, um teste para verificar se a câmera Mahli estava funcionando corretamente. A imagem foi captada intencionalmente com a tampa sobre a lente, para observar se ela estava livre de detritos que eventualmente pudessem danificar o equipamento.
 
 
Retrato do robô lembra animação 'Wall-e', da Pixar (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems)
 
A imagem também mostra as câmeras Mastcams, situada no mastro do veículo, e Chemcam. O ângulo do quadro reflete a posição da Mahli.

Esta semana, outros instrumentos e ferramentas do Curiosity foram avaliados, por meio de imagens registradas pelas Mastcams e Navcams. Na foto abaixo, está o equipamento Chimra, que está sendo analisado e, assim que for liberado, deve agitar e peneirar amostras do solo para estudar a composição orgânica de Marte.
 
 
Equipamento Chimra deve agitar e peneirar futuras amostras do solo recolhidas (Foto: Nasa/JPL-Caltech)
 

Opportunity também tira fotos 

 No planeta vermelho desde julho de 2004, o robô Opportunity também tem feito seus registros. Na imagem abaixo, captada no dia 23 de agosto com a câmera Pancam, aparece a superfície marciana em uma distância de 9 metros de largura.
 
Opportunity capta imagem da superfície marciana (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Cornell/Arizona State University)
 
Sondas que orbitam a área onde o jipe está já indentificaram a possibilidade de haver minerais como ferro e magnésio.

Na foto abaixo, está um panorama de 360º de Marte, montado a partir de várias imagens registradas pelo Opportunity no seu 3.000º dia no planeta, completado em 2 de julho.
 
Panorama em 360º feito pelo Opportunity mostra detalhes do solo árido do planeta (Foto: Nasa/JPL-Caltech)
 
O robô foi enviado para uma missão inicial de 90 dias, mas oito anos já se passaram e ele continua em atividade, em uma região chamada Meridiani Planum, próximo ao equador e a oeste da borda da Cratera Endeavour – enquanto o Curiosity está mais para o sul, na Cratera Gale.
O Opportunity deixou essa posição no dia 10 de julho, rumo ao leste marciano.


Fonte: G1


Equipe UFO Web

domingo, 2 de setembro de 2012

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Lua Azul em agosto de 2012.



A Lua Azul ocorre a cada dois ou três anos e em 2012 teremos uma.
Agosto tem duas luas cheias – a primeira aconteceu a dia 2 do mês corrente e a próxima será no dia 31 de agosto. Contudo, os astrônomos indicam que não existe nenhuma relação entre este fenômeno e a época do ano.
O termo Lua Azul refere-se comumente à segunda Lua cheia que ocorre no mesmo mês. A ocorrência deve-se ao ciclo lunar de 29.5 dias, o que torna perfeitamente possível que esta fase se apresente cheia duas vezes no mesmo mês. Fevereiro é o único mês que não pode ter a Lua Azul, mesmo em anos bissextos.
Aliás, em determinados anos bissextos é possível que Fevereiro nem sequer tenha uma lua cheia. A Lua Azul, geralmente, acontece no final de Janeiro e a outra no início de Março, ou seja, duas no mesmo ano. Isto ocorre em média a cada 35 anos.
O ano de 1999 teve dois meses de Lua Azul no mesmo ano – em Janeiro e Março. Agora, o fenômeno só voltará a ocorrer dentro de três anos, na noite de 31 de Julho para primeiro de Agosto de 2015 de acordo com os cálculos de astrônomos.
Por último, os especialistas destacam que o nome dado a este fenômeno não tem nada a ver com a cor ou a sua aparência. O termo “Lua Azul” foi traduzido literalmente do inglês, onde azul também significa “traidor”.


Equipe UFO Web.


Telescópio espacial Kepler descobre dois planetas orbitando em dois sóis



O telescópio espacial Kepler, da NASA, detectou o primeiro sistema de trânsito circumbinário – com múltiplos planetas orbitando dois sóis – a 4.900 anos-luz da Terra, na constelação de Cygnus ou Cisne, em uma descoberta que revela a diversidade de sistemas planetários em nossa galáxia. Até agora haviam sido encontrados quatro sistemas de planetas girando ao redor de duas estrelas (os Kepler-16, 34, 35 e 38), mas este é o primeiro com mais de um planeta.
De uma perspectiva da Terra, as duas estrelas orbitantes eclipsam uma à outra a cada 7,5 dias. Uma delas tem um tamanho parecido com o do Sol, mas possui 84% do seu brilho. A segunda estrela é bem menor, com apenas um terço do tamanho do Sol e menos de 1% do seu brilho.
Dois planetas também eclipsam, ou transitam, essas estrelas. O planeta na região mais interna, Kepler-47b, orbita o par de estrelas em menos de 50 dias. Com um raio três vezes maior que o da Terra, ele é o menor planeta circumbinário de trânsito conhecido até hoje.
Já o planeta mais externo, Kepler-47c, orbita o par de sóis uma vez a cada 303 dias e está na chamada "zona habitável," a região de um sistema planetário onde é possível que haja água em estado líquido na sua superfície. Embora não seja um mundo adequado à vida, Kepler-47c deve ser um gigante gasoso, pouco maior que Netuno, onde pode haver uma espessa atmosfera com nuvens de vapor d'água.
A descoberta do Kepler aconteceu pela medição de variações no brilho de mais de 150 mil estrelas. O estudo foi publicado na revista Science.

Fontes:
 NASA


Equipe UFO Web


terça-feira, 28 de agosto de 2012

UFO on mars (OVNI en marte) - curiosity video

Curiosity

Ufólogos encontraram OVNI nas imagens de Marte

 
24.08.2012, 12:12
O aparelho americano Curiosity não só viajou com sucesso através da paisagem de Marte, mas também fez algumas fotos que causaram uma tempestade de controvérsia pseudo-científica na mídia ocidental.
Veja fotos do pouso do roverAlguns jornalistas afirmam que nas fotos se veem um OVNI. Os pontos flutuando acima do horizonte marciano realmente podem ser tomados por transportes alienígenas. Especialmente se passar a fotografia por vários filtros, como fizeram os ufólogos britânicos.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

“Ilha fantasma” aparece na costa de Imbituba, SC – Brasil.



De acordo com o jornal Diário do Sul, em 4 de agosto passado, um objeto estranho apareceu no mar, próximo à Praia da Vila, em Imbituba, intrigando os moradores da região.

A imagem acima foi  feita pela secretária Camila Hemília Rucinski e postada no Facebook, foi compartilhada por mais de 134 pessoas e teve centenas de comentários.

“Meu pai foi buscar o almoço em um restaurante na frente da praia e quando estava saindo o garçom chamou e perguntou há quanto tempo ele morava em Imbituba. Ele respondeu 30 anos e o garçom perguntou se ele já tinha visto aquela ilha e apontou para o mar. Ele ficou surpreso porque nunca tinha visto aquilo e o garçom disse que ficava coberto pelo mar e aparecia na maré baixa. Meu pai disse que não podia ser, porque era muito grande e, se fosse coberto na maré alta, o mar avançaria pela praia”, disse Camila ao periódico.
O pai de Camila a levou até a praia para tirar algumas fotos. “Mas fiquei muito nervosa e só esta foto ficou mais nítida. Voltamos algumas horas depois, por volta das 15h, com outra câmera, uma profissional, e não tinha mais nada. Meu pai ficou muito impressionado. Era muito nítido, parecia uma ilha, mas a Itacomi é mais longe, e horas depois tinha sumido”, disse Camila.

Ainda de acordo com o Diário do Sul, no Facebook, muitas pessoas tentavam explicar o que teria acontecido e que algo semelhante teria sido avistado em outras praias. Alguns chegaram a dizer que poderia ser uma ilusão de ótica, com o reflexo da imagem da ilha Itacomi, que fica próximo à praia. Outras pessoas disseram que poderia ser a monoboia da Petrobras. Alguns ainda apostavam em um submarino e outros diziam que poderia ser um extraterrestre.

Em outra reportagem de 13 de agosto passado, o jornal explica que o estranho objeto avistado em Imbituba, na Praia da Vila e em Laguna, no Mar Grosso, pode ser explicado pelas leis da Física.   Segundo eles, o mais provável é que tenha ocorrido uma miragem da ilha Itacami, localizada na divisa dos dois municípios.

Segundo o professor de Física e mestrando em Educação, Cléder Schulter, de Braço do Norte, a refração explica as imagens vistas nas duas praias. “A refração é o fenômeno onde um raio de luz muda de direção ao passar de um meio para o outro. Isso ocorre porque a luz apresenta velocidade diferente em diferentes meios. No caso da imagem formada no mar, o raio de luz não passou de um meio para outro, mas ali a refração pode ter sido causada devido à formação de “camadas” de ar de diferentes temperaturas, sendo que a temperatura do ar deve crescer com o aumento da altura em relação à superfície do mar”, explica Cléder.

As condições climáticas do dia teriam sido favoráveis à ocorrência da miragem, pois as temperaturas estavam baixas ao amanhecer e ao longo do período se elevaram, chegando próximo aos 30°C. “Cada camada de ar, com temperatura diferente, tem índice de refração diferente. A elevação de temperatura ocorrida pela manhã pode ter formado essas camadas de ar. Esse tipo de miragem é chamado de miragem superior, não é muito comum e ocorre em locais frios. Outro tipo de miragem, chamada miragem inferior, é bem mais comum, e é aquela que ocorre em dias muito quentes, quando vemos uma poça d’água no asfalto alguns metros à frente e que, quando chegamos mais próximo, percebemos que o asfalto está seco”, esclarece o professor.

No caso da miragem superior, o raio de luz sofre uma curvatura descendente provocada pela refração. “Isso faz com que a imagem seja vista acima da superfície. Ela (refração) também torna os objetos maiores e mais alongados. Talvez por isso a ilha tenha ficado mais visível e, aparentemente, mais próxima da praia”, afirma Cléder.


Vídeo da reportagem apresentado pelo programa Estúdio SC, transmitido pela RBS.






Comentários Equipe UFO Web.

Nossa equipe de apoio localizada em Garopaba-SC, município vizinho a Imbituba, esta pesquisando o evento e levantando mais dados e assim que tivermos maiores informações, estaremos publicando uma nova postagem sobre o assunto.



Equipe UFO Web.


quarta-feira, 11 de julho de 2012

Grupo de galáxias é tão grande que ‘entorta’ a luz que passa por ele





Pense na nossa galáxia. Grande, sem dúvida. Agora pense em um conjunto de centenas de milhares de galáxias. Absurdamente monstruoso certo? Mais impressionante ainda é a distância entre a Terra e o recém-descoberto conjunto (chamado IDCS J1426.5+3508): 10 bilhões de anos-luz. Em outras palavras, ele surgiu quando o universo tinha apenas 1/4 de sua idade atual.

Curiosamente, mesmo uma estrutura gigantesca como essa não é fácil de ser encontrada na imensidão do espaço. Sua descoberta foi um golpe de sorte, possível graças a um alinhamento entre a Terra, o conjunto e uma galáxia que está atrás dele.

O alinhamento causou um fenômeno chamado “lente gravitacional”, que ocorre quando um corpo (seja um buraco negro ou um conjunto de galáxias) tem uma força gravitacional tão grande que é capaz de distorcer a luz emitida por um objeto localizado atrás.

Foi algo inesperado, já que os astrônomos estavam observando uma área relativamente pequena do céu. “Encontrar um conjunto massivo, a essa distância e, ainda por cima, capaz de causar ‘lente gravitacional’ é algo muito improvável, mesmo que você observe todo o céu”, ressalta o astrônomo Anthony Gonzalez, líder da equipe responsável pela descoberta.

Fonte: Live Science


Equipe UFO Web


Cientistas querem contatar extraterrestres em 20 anos





Especialistas norte-americanos consideram que o ser humano vai contatar com extraterrestres nas próximas duas décadas. Esta certeza saiu da conferência SETICon 2, na Califórnia, nos Estados Unidos da América, segundo o jornal espanhol ABC.

Dezenas de especialistas analisaram na Califórnia, no fim de semana passada, as possibilidades de a humanidade encontrar, num futuro próximo, vida fora da Terra. Para os cientistas estamos prontos, mais do que nunca, para captar sinais de uma inteligência extraterrestre.

A conferência debateu essencialmente as recentes conclusões do telescópio espacial Kepler, da NASA, que se dedica a procurar planetas semelhante à Terra e que desde 2009 'investiga' milhares de estrelas. Nessa 'investigação' descobriu 2300 exoplanetas que não estão excluídos de possuírem qualquer forma de vida.

Alguns participantes na conferência explicaram que o Kepler permite analisar um grande número de planetas e verificar se têm as condições necessárias para a existência de vida.

"Há cerca de 500 mil milhões de planetas fora do sistema solar e pensamos que há 100 mil milhões de galáxias", afirmou Seth Shostak, astrónomo do projeto SETI, citado pelo ABC.

E como acreditam que a Terra não é o único planeta do Universo com capacidade para alojar vida, o especialista diz que "é essencial para o SETI que se identifique os planetas que se encontram na zona habitável, para aumentar significativamente a probabilidade de encontrarem o tal sinal".

Fonte: http://www.dn.pt/inicio/ciencia




Equipe UFO Web



Encerramento Caso Samambaial – Itapoá-SC


Estamos finalizando as pesquisas e estudos do caso Samambaial em Itapoá-SC, mas continuaremos a monitor a região.
Abaixo, apresentamos o relato do caso descrito por duas testemunhas, assim como, imagens do local do avistamento.

Local do Evento: Bairro Samambaial
Cidade: Itapoá-SC
Data: 01/07/2012
Hora: 00h15min

Testemunha A:

Nome: Maria Rita de Souza
Idade: 55 anos

Segundo relato da dona Maria Rita de Souza, ela reside na cidade de Maringá-PR e vem para Itapoá-SC sempre que pode.
No começo da madrugada de 01 de julho de 2012, por volta da 00 hora e 15 minutos, como de costume antes de dormir, a dona Maria estava verificando se as portas e janelas da casa estavam fechadas e ao verificar a janela da sala, percebeu uma luz que estava sobrevoando as casas a certa distância e isso chamou a atenção.
Dona Maria permaneceu na janela e percebeu que a luz se aproximava e pensou que fosse um helicóptero ou algo assim, mas quando a luz chegou perto da sua casa, em torno de aproximadamente 50 metros de distância, percebeu que se tratava de um objeto em forma de disco.
Neste momento, o objeto que vinha do sentido leste, fez uma curva para a direita (ponto de vista do observador) e ficou parado sobre um terreno baldio a aproximadamente 40 metros da sua residência.
Segundo dona Maria, o objeto estava quase da altura de uma torre de celular, pois a dona Maria levou em consideração uma torre de transmissão próxima a sua casa.
Posteriormente dona Maria avistou dois seres com roupa escura no terreno recolhendo coisas do solo.
Dona Maria diz ter observado o evento por mais ou menos 5 minutos e depois deste tempo, não avistou mais os seres. E logo após o objeto começou a ganhar altura e se dirigiu para o oeste.

Testemunha B:

Nome: José Borges de Souza
Idade: 63 anos

O senhor José, esposo da dona Maria, estava na cozinha e foi chamado para ver o que estava acontecendo no lado de fora.
Ao chegar à sala, se deparou com sua esposa na janela e assustada, pedindo para ele também ver o que ela estava vendo. E ao chegar à janela, também avistou um objeto em forma de disco sobre um terreno baldio próximo a sua casa, mas não avistou os dois seres vistos pela esposa.
Depois disso, ele também contou que o objeto ganhou altitude e se dirigiu para oeste. Mas não pode informar a que altura o objeto estava no momento que estava sobre o terreno baldio.


Comentários Equipe UFO Web.

“As opiniões que estaremos apresentando abaixo foram inicialmente apresentadas as testemunhas após o estudo e pesquisa do caso. As informações foram aceitas pelas testemunhas, assim como, foi autorizada a publicação no blog.”


·         As testemunhas não possuem máquina fotográfica, filmadora ou celular com câmera que poderiam ter sido usados para registrar o evento.
·         As testemunhas demonstraram controle e segurança a relatar o evento, assim como, não há nada que desabone ambos na vizinhança.
·         Conversamos com diversos moradores do bairro próximo ao local do evento e não localizamos outra testemunha do evento ou que tenha avistado algo de anormal durante aqueles dias.
·         Não houve nenhum registro junto à polícia militar ou corpo de bombeiros para aquela área no período do avistamento que se relacionasse com o evento.
·         Verificamos o terreno baldio e não localizamos nada de anormal no local.
·         Visitamos o local do evento durante três noites e percebemos alguns andarilhos na região e inclusive no próprio terreno baldio.
·         Classificamos o caso como avistamento de OVNI e possível avistamento de seres, levando em consideração apenas o relato das duas testemunhas.
·         Relacionamos abaixo algumas questões levantadas sobre o evento:
1.       O que há de interessante ou importante naquela região para despertar o interesse dos supostos seres e do OVNI?
2.       Se o OVNI se deslocou por um longo trecho a baixa altitude, por que não houve outros observadores?
3.       Será que o OVNI e os seres se deixaram ver somente para as testemunhas?
4.       As testemunhas comentaram que estavam vendo televisão e haviam dormido no sofá e tinham acordado poucos minutos antes do ocorrido. Isto poderia indicar uma alucinação de ambos?


Observação: Não queremos de forma alguma desmerecer as testemunhas ou desacreditar o caso, mas procuramos tratar cada pesquisa de forma séria, consciente e deixando a fantasia de lado. Por este motivo, tratamos o caso com seriedade, apresentamos os fatos e também apontamos dúvidas e perguntas sem respostas.
Caso apareçam novas testemunhas ou maiores pistas sobre o evento, teremos grande prazer em reabrir a pesquisa e estudo do caso.


Imagem lateral terreno baldio (foto: Luiz Prestes Junior)


Imagem esquina terreno baldio (foto: Luiz Prestes Junior)


Imagem rua lateral terreno baldio (foto: Luiz Prestes Junior)


Desenho feito pelas testemunhas relatando o avistamento



Equipe UFO Web