quarta-feira, 24 de abril de 2013

[Astronomia ] NASA reúne 3 anos de imagens do Sol em vídeo incrível.


Fonte Imagem: NASA / Divulgação

A NASA divulgou esta semana um vídeo de quatro minutos feito com a compilação de imagens do Sol captadas nos últimos três anos. O vídeo foi criado em comemoração ao aniversário do Observatório de Dinâmica Solar (Solar Dynamics Observatory – SDO), um projeto que reúne equipamentos especiais para observar e analisar fenômenos na superfície solar.

O projeto possibilitou o estudo de milhares de fenômenos ocorridos no Sol, incluindo tempestades solares, manchas e explosões intensas. O SDO está posicionado acima da atmosfera terrestre, permanecendo na órbita do planeta e possibilitando uma observação sem qualquer interferência.

O sistema faz a captura de uma imagem a cada 12 segundos, em dez comprimentos de onda diferentes. Essa abrangência é o que permite que os cientistas observem de forma mais precisa os diversos tipos de raios emitidos pelo astro, incluindo os ultravioletas.
Para a produção do vídeo, a equipe da Nasa inseriu duas imagens de cada dia de funcionamento do equipamento. Como o Sol está no pico de sua atividade – dividida em ciclos de 11 anos –, é possível observar com muita clareza as erupções solares.

Para curtir ainda mais as imagens, a equipe da NASA destacou alguns dos momentos mais importantes do vídeo:

  • 00:30:24 - Eclipse parcial pela Lua
  • 00:31:16 - Manobra do equipamento
  • 01:11:02 - A maior explosão já registrada neste ciclo solar, em 9 de agosto de 2011
  • 01:28:07 - Passagem do cometa Lovejoy, em 15 de dezembro de 2011    
  • 01:42:29 - Manobra do equipamento
  • 01:51:07 - Passagem de Vênus, em 5 de junho de 2012    
  • 02:28:13 - Eclipse parcial pela Lua

Fonte: NASAexplorer


Se você é mesmo um fã da exploração espacial, pode fazer o download de imagens que vão tirar seu fôlego diretamente no site da NASA. Lá, algumas capturas do Sol estão disponíveis em altíssima resolução, mas pode preparar sua conexão: algumas fotos passam dos 3 GB de peso. É só e preparar espaço no HD e clicar neste link.


Fonte: NASA




Nenhum comentário: